Roda Viva - A fragilidade do homem frente ao tempo

Som da Semana - Todo sábado um novo (ou velho) em destaque no blog

.

domingo, 18 de abril de 2010

Stormy Six - Som da Semana

Está ai uma banda que sei que poucos no Brasil conhecem e que eu gosto muito. Prova de que poucos no Brasil conhecem é que a comunidade deles no orkut tem apenas 7 pessoas... E eu sou uma delas! hehehe
Conheci o Stormy Six andando pela Universidade Federal Rural da Amazônia (localizada no estado do Pará). "Mas como assim? Conhecer uma banda de folk italiana da década de 70 andando na UFRA?" Sim. Eu explico: lá ocorreu (assim como na Universidade Federal do Pará) uma série de atividades do Fórum Social Mundial (http://www.forumsocialmundial.org.br/) em 2009. Eu tive a felicidade de estar presente. Na UFRA é onde estava o Acampamento Intercontinental da Juventude. Não sei dizer quantos... Mas milhares de jovens (não só jovens) do mundo todo estavam acampados lá acompanhando as centenas de atividades do Fórum. A noite cultural (ou as noites), vcs podem imaginar, ocorriam ali. Instrumentos de diversos locais do planeta tocando juntos (harmoniosamente), rodas de Krishna, malabares dos mais variados tipos, peças teatrais, danças diversas e cenas das mais curiosas possíveis ocorriam ali naquele campus, principalmente a noite. A meu ver, era um lugar mágico. Tive de abrir mão de algumas coisas importantes para estar lá, logo eu esperava que fosse um lugar bacana msm.

Mas voltando ao Stormy Six. Ia eu passando em frente a uma tenda dos italianos esportistas (um grupo de italianos que montou uma rede de vôlei no gramado e jogava o tempo todo - representavam uma entidade que incentivava a prática de esportes em geral) e ouvi um som que me chamou a atenção... Estava tocando em um micro sistem "Sotto il bam-bu", música que eu gostei bastante. Lá fui eu me aventurar ao tentar estabelecer diálogo com os espirituosos italianos, sempre felizes, sorrindo e cantando! Fui muito bem recebido mas não entendi muito o que diziam... E eu tinha a impressão de que o idioma italiano não era tão difícil. Bom, no fim das contas um senhor muito bacana que tentou me contar a história da banda (embora eu tenha entendido apenas 20% do que ele disse) anotou o nome dela pra mim. Dai conheci  Stormy Six e o movimento RIO.

Stormy Six é uma banda que se destacou no movimento RIO (Rock In Opposition) ao lado de mais duas expoentes do movimento: Univèrs Zero e Henry Cow. O movimento RIO se trata de um contraponto, que surge na década de 70, à "industrialização do processo musical". Ou seja, os artistas eram cada vez mais pressionados a criar hits (coisas que vendiam) sem conteúdo bem elaborado e reflexões contidas nas letras - ideais coletivos expressos musicalmente. Movimento com o qual muito concordo, o RIO tem uma história interessante. Para quem se interessar o blog Aurora Musical (http://musicalaurora.blogspot.com/2010/04/rock-in-opposition.html) tem um artigo esclarecedor sobre o movimento em questão. Vale a pena dar uma conferida.
Vou inserir mais algumas músicas do Stormy Six em nosso set list (o ipod ao lado) pra quem se interessar em conhecer um pouco mais do som. E quem gostar do som e quiser aumentar a comunidade do orkut ta ai o link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=39675889

Abração galera!

Nenhum comentário:

Frases - coisas interessantes que se lê por aí...

"Se quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão." Frase de Orkut