Roda Viva - A fragilidade do homem frente ao tempo

Som da Semana - Todo sábado um novo (ou velho) em destaque no blog

.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

As vezes eu me sinto um violinista sozinho


As vezes eu me sinto um violinista sozinho. Os carros passam nas ruas da cidade grande. As pessoas andam nas ruas da cidade pequena. Mas ainda existem cidades pequenas? Eu gosto de praças bem cuidadas e simples, eu gosto das casas do interior, eu gosto de olhar do alto de serras... E gosto de comida de fogão de lenha, de correr na grama até cansar e me deixar cair, de água de córrego limpo, de paisagem de cachoeira, das árvores do cerrado, da igrejinha velha do vilarejo...
Hoje em dia as pessoas não gostam mais disto. Não tem tempo de gostar. Eu não sinto mais o cheiro da terra molhada quando chove, nem ouço os passarinhos cantando de manhã.
Eu não posso fazer planos com alguém de ter uma casa rústica na roça e, ao menos, visitá-la com frequência. Hoje em dia as pessoas parecem não suportar isto. Parecem não suportar simplicidade.
E ao parar pra pensar nisto eu fico como um violinista sozinho.

5 comentários:

disse...

Na minha casa da pra sentir o cheiro de terra molhada e eu ouço passarinhos. E eu moro na capital.
Se cuidar da natureza na sua casa vc tem pelo menos um pouquinho da simplicidade do viver com vc.

Bjo

Ana Luiza Gonçalves disse...

eu discordo de algumas partes.
na verdade, nem sei se tem alguma coisa pra discordar.
eu, por exemplo, odeio roça. odeio mato. odeio bichos que voam próximos aos meus ouvidos...
mas eu sei admirar a beleza de uma cachoeira, apesar de não suportar a idéia de nadar em uma..eu gosto dos pássaros. são livres...

na verdade, eu queria escrever mais um tanto sobre isso, mas eu tô muito cansada.
Depois volto aqui e termino, ok?

beijo!

Lolipop disse...

a SIMPLICIDADE é o fato de sentir bem. para mim é. se vc se sente bem, se vc quer se sentir bem, vc valoriza os lugares q vc gosta, vc busca as sensações de prazer q o cheiro da terra molhada e o canto dos pássaros podem trazer.

para muitos isso é luxúria, e não simplicidade. para muitos, na vida corrida do dia a dia, onde se submetem a tudo quanto é coisa, ter uma casinha rustica e ouvir os pássaros é ser luxuoso e buscar a luxúria, nao a simplicidade.

a simplicidade está em buscar o q da prazer, e em assumir isso. nao se resume ao campo, para mim, ou à cidade, não se resume ao dinheiro ou à falta dele, se resume a ouvir sua alma e buscar o que TE DA PRAZER.

te da prazer ir ao campo e viver das coisas da natureza, dá prazer à outrem viver no meio urbano, nas conversas enérgicas e nos sons efervescentes das ruas.

simplicidade é BUSCAR viver como se deseja, e ASSUMIR isso. eu busco uma série de coisas, assumo, e vou atras. sou simples quando acredito que preciso e mereço, e vou ATRAS.

se você se sente um violinista sozinho, talvez..não esteja indo atrás do que precisa e busca, porque ser violinista é lindo, e ser sozinho é um fato real inerente à vontade de todos. Não buscar seu prazer não é, para mim, ser simples.

Seja um violinista que ouve e toca belas canções (cançoes da cachoeira, da chuva, dos pássaros, da casa na roça), seja sozinho porque voscê nasceu assim, sozinho. E seja simples, buscando sua FELICIDADE, sua simplicidade..seja como a chuva..como os pássaros...

Violinista sozinho sim, mas livre, sempre.

Lolipop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiane Albuquerque disse...

Seu texto nao quer ser certo ou errado. que ser belo, e é.

Frases - coisas interessantes que se lê por aí...

"Se quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão." Frase de Orkut