Roda Viva - A fragilidade do homem frente ao tempo

Som da Semana - Todo sábado um novo (ou velho) em destaque no blog

.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pequena Flor de Cerejeira

O que faz alguém sentir saudades? Creio que o gostar talvez seja o primeiro passo. Depois, a distância (espacial, temporal ou ambas), a falta, a vontade de ter novamente... Mas... E aí !?! O gostar, o adorar, o amar... Será que dá pra descreve-los com um grau satisfatório de realismo... É possível descrever estes sentimentos sem antes se pensar nas coisas que os motivam, já que em cada gostar há motivos particulares?
São os detalhes. Os detalhes são os culpados confessos por grandes amores ou por desamores completos.

- Quem disse isto?! Eu não... Não tenho nada para confessar... Você está apenas supondo...
(Disse um pequeno detalhe embaraçado, meio tímido)

Os laços de afeto vão se formando e se fortalecem graças aos detalhes pois até as coisas grandes, que não merecem o título de detalhe, são um conjunto dos mesmos. Um dia maravilhoso é cheio de pequenas coisas que diversas vezes nem percebemos mas se combinam pra formar um dia feliz.

O gostar está longe do “forçar a barra”. Gosta-se de certas coisas, independente do querer primário. O gosto, as preferências não estão submetidos à escolhas. As escolhas, estas sim, estão submetidas ao gostar. Tal fato parece óbvio mas existem pessoas que parecem não entende-lo.
E os detalhes então?! Voltando a eles, têm tantos momentos em que os subestimamos ou ignoramos. Tem gente que parece não saber que eles existem. E, talvez por este motivo, pensam cegamente que suas preferências são as melhores, não só para eles mas para todos.

A flor de cerejeira desperta afeição em alguns. Em outros não. E todas as pequenas partes que a constituem, pequena flor, se fazem importantes. O tamanho das pétalas, a cor de cada uma, o adensamento das flores em seus galhos... Tão pequena e cheia de detalhes, ai daqueles que pensam que não.

De cada pessoa que gosto, amo e/ou admiro guardarei bem os detalhes. E espero que apesar de eu não dizer tanto – ora por descuido, ora por precaução – saibam que são muito importantes pra mim. Assim como as flores de cerejeira, todos são donos de qualidades e belezas que, apesar de não cobrirem seus defeitos, são singularmente constituídas de detalhes fazendo com que nenhum seja igual ao outro.

Tudo isto para dizer que sinto saudades sempre. De todos e, às vezes, dos lugares que fazem lembrar de vocês.

4 comentários:

Unknown disse...

"Os laços de afeto vão se formando e se fortalecem graças aos detalhes..." Pois é, a vida passa muito rápido, e os detalhes, que por vezes nos parecem tão pequenos, são o que realmente levamos dessa vida; são os detalhes que preenchem as lembranças que jamais esqueceremos.
Você disse que todo o texto foi apenas para dizer que sente saudades sempre; de todos. Isso é muito importante, mostrar o que você sente de bom pelas pessoas que ama.
Eu sinto saudades de quem amo, de todos aqueles que estão longe, porém perto, dentro do meu coração.
Saudade é uma reação de amor, e viver sem saudade é o mesmo que viver sem amor!
Para variar, amei o texto. Você aborda cada questão hein?! Mas como sempre as escolhe muito bem...

Beijão,
Kati

Ana Luiza Gonçalves disse...

Eu adorei o texto!
É engraçado, pois, às vezes, sinto saudades de certas coisas que estão dentro das minhas mãos.
E saudade é isso - ou não?.
Saudade é mais um afeto, mais um sentimento que a gente nutre de acordo com intensidade, mesmo que seja dos detalhes, né!
Sentimento é a coisa mais fina do mundo, já dizia Adélia Prado. (Minha amiga sempre me fala isso)
Saudade é fino!

Beijo!

adrienne disse...

Magnífico!!!
Realmente.. são os detalhes q nos fazem sentir saudades... Um cheiro, um olhar, um toque, um lugar...ahhh... são inúmeros!!!
Q reunidos formam o quebra-cabeça da saudade...
Linda declaração de afeto em púbico!!
Sr. CEREJEIRA!!!
bjim!!

( Carolina. ) disse...

Bem, J., vim aqui como prometido, mas perdoe-me a demora.
Acho que nada devo dizer além de ter adorado seu blog! Você realmente sabe mexer com palavras, o que é raro nos nossos dias e sabe expressar as coisas! Fico muito feliz em ter lido seus textos. Sinceramente.
Bem, como deve ter visto, também tenho um blog, mas só o usarei quando voltar de viagem! Mas logo, logo estaremos trocando idéias sobre blogs! Hahahahaha.
Enfim, parabéns. Carolina.

Frases - coisas interessantes que se lê por aí...

"Se quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão." Frase de Orkut